Quem nunca ouviu falar no letreiro de Hollywood, um dos mais famosos pontos turísticos do mundo?
Este lugar é um marco da cultura dos Estados Unidos, amplamente difundida principalmente pelas telonas. Escolhemos falar sobre ele, por ser alvo de muita curiosidade e, ao mesmo tempo, porque amamos levar aqueles que vêm para a gringa para conhecê-lo em pacotes de passeios fantásticos.
Aliás, aqui na Eu na Gringa oferecemos dois tipos de experiências: o Los Angeles Experience Half Day e o Los Angeles Experience Full Day. Você pode contratar a sua com preços especiais para grupos a partir de 3 pessoas.
Bora conhecer essa maravilha com a gente? Então, comece lendo o artigo especial que preparamos.
A história do ícone
O letreiro de Hollywood foi criado em 1921 e oficialmente inaugurado em 13 de julho de 1923 como peça publicitária da Câmara do Comércio. Veja só que interessante:
A ideia foi do banqueiro canadense Hobart Johnstone Whitley, conhecido como “pai de Hollywood” e fundador de dezenas de cidades americanas. Com intenção de divulgar a venda de casas em um condomínio chamado “Hollywoodland”, o letreiro rapidamente chamou a atenção e, claramente, fez mais do que isso.
A glória do letreiro de Hollywood acontece com a ascensão do cinema
Nos anos subsequentes, com a ascensão do cinema norte-americano principalmente em Los Angeles, o letreiro acabou ficando mundialmente famoso por aparecer em diversos filmes. Desta forma, a prefeitura optou por torná-lo parte da cidade, inicialmente por um ano e meio. No entanto, a criação caiu nas graças do público, se popularizou e virou símbolo.
Será que a ideia foi mesmo original?
Lá pelo Texas, costumam dizer que a grandiosidade do letreiro de Hollywood foi inspirada na minúscula cidade chamada Mineral Wells, um povoado de cerca de 8.000 habitantes que continha, nos anos 1920, um enorme letreiro em sua entrada saudando os visitantes. A palavra utilizada era Welcome (que em português significa bem-vindo).
Segundo contam, quem se encantou com o conceito foi o cineasta David Griffith. De volta à Los Angeles, ele teria feito a sugestão a parceiros de negócio envolvidos no projeto de Whitley.
Quanto custou para erguer o letreiro de Hollywood?
O ícone de Los Angeles custou US$ 21 mil (equivalente a atuais US$ 300 mil) e sua versão original era luminosa e um pouco maior, com letras de 9,1 metros de largura e 14 metros de altura.
Era um “brinquedo” caro, e obtinha muita despesas na manutenção.
Com a Crise de 1929 e as dificuldades impostas pela Segunda Guerra Mundial, o empreendimento perdeu a iluminação. Declarou falência na década de 1940, quando se tornou propriedade municipal.
Em princípio, seria demolido mas moradores protestaram. A pedidos da população, uma reforma aconteceu pela primeira vez apenas em 1949, em parceria com a Câmara do Comércio. Foi aí que ganhou o atual formato conhecido como “Hollywood”.
Onde fica o letreiro de Hollywood?
O letreiro de Hollywood fica localizado no Mount Lee, em Hollywood.
A área é privada e tem acesso proibido. O monitorado ocorre 24 horas por dia, ou seja, não é possível encostar no letreiro de Hollywood.
Mas não se preocupe, dá para chegar bem perto. Existem diversos pontos que dão vista ao letreiro e são ótimas alternativas para você registrar a sua visita para a posteridade.
Converse com a equipe Eu na Gringa e saiba como realizar o seu desejo de conhecer esse que é um dos mais belos cenários dos Estados Unidos.