Em novembro de 2021, a entrada de brasileiros nos EUA foi permitida, desde que sejam apresentados comprovante de imunização (com as duas doses) contra a Covid-19 e teste negativo. Ainda que com um protocolo mais rígido do que o estabelecido logo que as fronteiras foram reabertas, adotado após a descoberta da variante Ômicron, os turistas poderão ficar tranquilos quanto à aceitação por parte das autoridades.
Essa vem sendo a principal dúvida comentada pelos leitores do blog Eu na Gringa e nós não poderíamos deixar de vir até aqui tranquilizá-los. Porém, como você sabe, a rigidez norte-americana é conhecida. Assim sendo, claro que também vamos mostrar tudo o que você precisa saber para que sua viagem aos Estados Unidos ocorra sem imprevistos.
Salva esse conteúdo, faça seu checklist e não deixe passar nenhuma etapa, certo!? A partir de agora, veja nossas dicas e fique por dentro das exigências. Bora!
Visto para os Estados Unidos: como obtê-lo sem estresse
Antes de começar a planejar cada detalhe da viagem dos sonhos que você fará para a América em 2022, primeiramente você precisa garantir que sua documentação esteja em dia, e que todas as suas obrigações sejam cumpridas. A prioridade, é tirar o visto EUA, que tem validade de 10 anos.
No seu caso, é necessário solicitar um B2 (visto de turista) à Embaixada dos Estados Unidos.
- Entre no site da Embaixada dos EUA no Brasil;
- Preencha o formulário DS-160;
- Pague a taxa de pedido de visto (varia de acordo com a cotação do dólar);
- Agende uma entrevista na Embaixada ou no Consulado e leve consigo todos os documentos solicitados;
- Comprove que você tem recursos financeiros suficientes para cobrir as despesas;
- Apresente comprovante de residência brasileiro, provas de vínculo de trabalho e também de casamento ou união estável. Todos estes atestados dão indícios às autoridades de que você pretende voltar.
É possível que o visto de turista EUA não seja aprovado?
Sim, e o investimento que você fez ao pagar a taxa de pedido não é reembolsado. Os motivos para o visto ser negado poderão ser os mais variados. Veja alguns dos mais comuns e tente não cometer estes erros:
- Falta de informações ao preencher o DS-160;
- Documentos entregues não estão de acordo com a lista;
- Falta de respeito com as regras e agentes do Consulado ou Embaixada;
- O Consulado ou Embaixada não permite que você porte materiais eletrônicos celulares ou tablets; materiais líquidos; garrafas; envelopes; ou qualquer tipo de produtos que possam causar suspeita;
- Falta de objetividade nas respostas da entrevista.
Documentação: o que precisa para viajar para os Estados Unidos?
Agora que falamos sobre como tirar visto para os Estados Unidos, e você já conhece algumas das recomendações mais importantes sobre esta etapa do processo, vamos conversar um pouquinho sobre a documentação. Além da permissão dada pelo visto americano de turista, você precisará também destes 4 itens. Sem eles, de forma alguma conseguirá sair do aeroporto.
- Passaporte dentro da validade
Nos últimos anos, os passaportes emitidos passaram a ter validade de 10 anos. Recomendamos que você verifique se o prazo não passou e, se estiver para vencer, solicite uma versão atualizada. Basta entrar no site da Polícia Federal, agendar um atendimento na unidade mais próxima de você e levar a documentação.
- Comprovante de vacinação contra a Covid-19
No mínimo, você precisa estar com o ciclo completo de duas doses. Porém, com a variante Ômicron, recomendamos que você esteja com a terceira dose aplicada. Sua saúde e bem-estar devem estar acima de qualquer coisa!
- Dólares em mãos
As autoridades vão questionar se você tem recursos financeiros suficientes para se manter durante toda a estadia como turista. Uma pergunta bastante comum é sobre o tempo que você pretende ficar. Portanto, não vacile e comprove que você tem dólares para gastar.
- Passagem de volta
Com a permissão de turista, você obrigatoriamente precisa ter também uma data marcada para voltar ao Brasil. Sendo assim, adquira sua passagem antes de embarcar nos aeroportos brasileiros (até porque, quanto maior a antecedência da compra, mais baixo será o preço).
Riscos para os quais você precisará atentar-se ao chegar nos Estados Unidos
Ao desembarcar no aeroporto aqui nos Estados Unidos, você precisa saber que cada cidade ou Estado tem seu próprio regramento. Alguns serão mais rígidos do que outros, mas isso é normal. O importante é manter a calma e se preparar para responder em inglês às perguntas de praxe.
Você está realizando o sonho de fazer uma viagem incrível, portanto, não dê motivos para que as autoridades desconfiem de você. Seja autoconfiante, responda cada questão pausadamente. Se você tiver problemas com pronúncia das palavras, não deixe o nervosismo tomar conta. Os agentes estão mais do que acostumados a receber turistas que não falam bem o idioma.
Prazo para o teste PCR, que detecta a Covid-19
Como comentamos na introdução deste conteúdo, os protocolos para entrar nos Estados Unidos ficaram mais rigorosos desde a descoberta da variante Ômicron, o que elevou o número de casos de Covid-19 e agravou novamente a pandemia.
No momento, a condição é que todos os viajantes internacionais apresentem o teste PCR realizado, no máximo, dentro de 24 horas, ainda que estejam com a vacinação 100% em dia. Todas as opções aplicadas no Brasil são aceitas atualmente nos Estados Unidos.
Atente-se também ao uso obrigatório de máscaras! Se você não respeitá-lo, estará suscetível a uma multa de US$500.
Com a documentação em dia e visto aceito, é hora curtir os passeios mais incríveis nos melhores destinos de férias: conheça os pacotes Eu na Gringa
A Eu na Gringa proporciona momentos inesquecíveis durante os tours mais incríveis pelas regiões de Las Vegas, Los Angeles, San Francisco e Miami. Nossos guias trilíngues são especialistas na sua diversão.
Entre em contato conosco e faça a sua cotação. Temos descontos especiais para grupos acima de 3 pessoas.